Resumo
Objetivo: O objetivo deste artigo é descrever as ações de promoção da saúde desenvolvidas pela Faculdade Adventista da Amazônia (FAAMA), analisando seu impacto no ambiente acadêmico e comunitário.
Método: Foi realizada uma análise das iniciativas promovidas por diferentes departamentos da FAAMA, incluindo pesquisa na área da saúde, feiras de saúde, intervenções na comunidade, apoio psicológico e psicopedagógico aos estudantes e disciplinas voltadas para a promoção da saúde. Os dados foram coletados a partir de registros institucionais e atividades realizadas entre 2020 e 2023.
Resultados: Os esforços da FAAMA resultaram no crescimento da pesquisa em saúde, na ampliação de serviços comunitários e na implementação de ações de promoção da saúde no ambiente universitário. Houve um aumento significativo na produção científica, no alcance das feiras de saúde e na adesão de estudantes a serviços de apoio psicológico e educacional.
Conclusão: A FAAMA se consolidou como uma instituição promotora da saúde, demonstrando a importância da atuação universitária na promoção de hábitos saudáveis e na capacitação de profissionais para enfrentar desafios contemporâneos em saúde pública. O impacto dessas iniciativas reforça a relevância de estratégias de promoção da saúde no ensino superior.
Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE: PNPS: ANEXO I DA PORTARIA DE CONSOLIDAÇÃO Nº 2, DE 28 DE SETEMBRO DE 2017, QUE CONSOLIDA AS NORMAS SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE DO SUS/ MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. BRASÍLIA: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2018. DISPONÍVEL EM < HTTPS://BVSMS.SAUDE.GOV.BR/BVS/PUBLICACOES/POLITICA_NACIONAL_PROMOCAO_SAUDE.PDF>. ACESSO EM: 28 OUT 2024.
CATRIB, ANA MF ET AL. PERCEPTION OF BRAZILIAN AND PORTUGUESE STUDENTS ABOUT HEALTH PROMOTION IN UNIVERSITY ENVIRONMENTS. GLOBAL HEALTH PROMOTION, V. 30, N. 3, P. 15-22, 2023. DISPONÍVEL EM . ACESSO EM: 25 OUT 2024.
DIETZ, PAVEL ET AL. PUBLIC HEALTH PROMOTION IN UNIVERSITY STUDENTS. FRONTIERS IN PUBLIC HEALTH, V. 10, P. 993982, 2022. DISPONÍVEL EM . ACESSO EM: 25 OUT 2024.
GENERAL CONFERENCE OF SEVENTH-DAY ADVENTISTS (GCSA). ENCYCLOPEDIA OF SEVENTH-DAY ADVENTISTS: AMAZONIA ADVENTIST COLLEGE. SILVER SPRING: GENERAL CONFERENCE OF SEVENTH-DAY ADVENTISTS; 2020. DISPONÍVEL EM: < HTTPS://ENCYCLOPEDIA.ADVENTIST.ORG/ARTICLE?ID=8GHZ >. ACESSO EM: 24 OUT 2024.
OLIVEIRA, CRISTIANO DE SOUZA. A UNIVERSIDADE PROMOTORA DA SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE A UNIVERSIDADE). UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, SALVADOR, 2017.
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). HEALTH PROMOTION GLOSSARY OF TERMS 2021. GENEVA: WORLD HEALTH ORGANIZATION; 2021. DISPONÍVEL EM: < HTTPS://IRIS.WHO.INT/BITSTREAM/HANDLE/10665/350161/9789240038349-ENG.PDF?SEQUENCE=1>. ACESSO EM: 24 OUT 2024.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem ao Journal of Interdisciplinary Lifestyle Studies o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Essa licença permite que terceiros compartilhem, copiem, distribuam, reproduzam, adaptem, transformem e criem materiais derivados da obra, para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que sejam respeitadas as seguintes condições:
- seja atribuído o devido crédito aos autores;
- seja indicada a fonte da publicação original;
- seja incluído um link para a licença;
- sejam informadas eventuais alterações realizadas no conteúdo;
- não seja sugerido que os autores ou a revista apoiam o uso realizado.
A licença não elimina os direitos morais dos autores nem autoriza o uso de elementos pertencentes a terceiros que não estejam abrangidos pela licença do artigo.
Os autores podem celebrar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada, incluindo depósito em repositórios institucionais, publicação em livros, divulgação em páginas pessoais e utilização para fins acadêmicos, desde que seja reconhecida a publicação original no periódico.
Ao submeter e publicar o trabalho, os autores declaram que possuem autorização para licenciar o conteúdo e que eventuais imagens, tabelas, instrumentos, bases de dados ou outros materiais de terceiros foram utilizados com a devida permissão ou de acordo com as limitações legais aplicáveis.
This work is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International