Lifestyle letters: Estilo de vida: fundamento adventista de saúde
DOI:
https://doi.org/10.19141/2237-3756.lifestyle.v4.n2.p103-111Palavras-chave:
-Resumo
Segundo o relato bíblico após a criação do mundo (Gn 1:1-28), Deus prescreveu a dieta para os seres humanos (v. 29) e para os animais (v. 30): “Eis que lhes dou todas as plantas que nascem em toda a terra e produzem sementes, e todas as árvores que dão frutos com sementes. Elas servirão de alimento para vocês. E dou todos os vegetais como alimento a tudo o que tem em si fôlego de vida: a todos os grandes animais da terra, a todas as aves do céu e a todas as criaturas que se movem rente ao chão”. A ênfase do texto é: “isso vos será para mantimento”. Especula-se que Deus alterou a dieta original, autorizando o consumo de carnes (Gn 9:3): “Tudo o que vive e se move lhes servirá de alimento. Assim como lhes dei os vegetais, agora lhes dou todas as coisas”. Para muitos, Levítico 11 e Deuteronômio 14 deixam clara a alteração na dieta. 1) Teria Deus mudado de ideia? As duas recomendações dietéticas merecem detalhada análise, pois podem indicar que o Estilo de Vida bíblico sofreu profundas alterações. Outras questões importantes incluem: 2) O plano original teria que ser mudado por conta do pecado? 3) Deus teria mesmo alterado Seu plano dietético aos seres humanos ou a alteração era apenas provisória (ainda, visto que o ser humano já desenvolvera o hábito de consumo de carnes, antes mesmo do dilúvio)? 4) Seriam as restrições de Deus orientações de saúde? Ou, mais que isso, 5) seriam restrições relacionadas à religiosidade e/ou espiritualidade, ou ambas?Downloads
Referências
BÍBLIA, Português. Bíblia de Referência Thompson. Tradução de João Ferreira de Almeida. Edição rev. e corr. Compilado e redigido por Frank Charles Thompson. São Paulo: Vida, 1992.
BERKEL, J; de WAARD, F. Mortality pattern and life expectancy of Seventh-Day Adventists in the Netherlands. International Journal of Epidemiology, v. 12, n. 4, p. 455-459, 1983. DOI: https://doi.org/10.1093/ije/12.4.455
FØNNEBØ, V. Mortality in Norwegian Seventh-Day Adventists 1962-1986. Journal of Clinical Epidemiology, v. 45, n. 2, p. 157-167, 1992. DOI: https://doi.org/10.1016/0895-4356(92)90008-B
FRASER, G. E; SHAVLIK, D. J. Ten Years of life: Is it a matter of choice? Archives of Internal Medicine, v. 161, n. 13, p. 1645-1652, 2001. DOI: https://doi.org/10.1001/archinte.161.13.1645
FFRASER, G. E. Diet, life expectancy, and chronic disease: studies of Seventh-Day Adventists and other vegetarians. Nova York: Oxford University Press, 2003. DOI: https://doi.org/10.1093/oso/9780195113242.001.0001
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Life Style

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados e concedem ao Journal of Interdisciplinary Lifestyle Studies o direito de primeira publicação.
Os artigos são publicados sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Essa licença permite que terceiros compartilhem, copiem, distribuam, reproduzam, adaptem, transformem e criem materiais derivados da obra, para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que sejam respeitadas as seguintes condições:
- seja atribuído o devido crédito aos autores;
- seja indicada a fonte da publicação original;
- seja incluído um link para a licença;
- sejam informadas eventuais alterações realizadas no conteúdo;
- não seja sugerido que os autores ou a revista apoiam o uso realizado.
A licença não elimina os direitos morais dos autores nem autoriza o uso de elementos pertencentes a terceiros que não estejam abrangidos pela licença do artigo.
Os autores podem celebrar contratos adicionais para distribuição não exclusiva da versão publicada, incluindo depósito em repositórios institucionais, publicação em livros, divulgação em páginas pessoais e utilização para fins acadêmicos, desde que seja reconhecida a publicação original no periódico.
Ao submeter e publicar o trabalho, os autores declaram que possuem autorização para licenciar o conteúdo e que eventuais imagens, tabelas, instrumentos, bases de dados ou outros materiais de terceiros foram utilizados com a devida permissão ou de acordo com as limitações legais aplicáveis.
This work is licensed under Creative Commons Attribution 4.0 International



